Friday, July 4, 2008

A problemática da música moçambicana

O problema da música moçambicana vs de Moçambique

Hà poucos dias, ouvi num programa televisivo, um "debate" sobre a música moçambicana. A conversa, pareceu-me interessante, eis que me levou a rabiscar algumas palavras sobre a matéria.

No meu entender, é inútil discutir o problema da música, numa perspectiva de idade dos fazedores da música, ou seja, a propalada "nova e velha geração..." A música não tem idade, e ão existe nenhum requisito análogo, para que se considere boa música. Basta, que haja destreza na arte de combinar de sons (sejam velhos ou novos)!

Por outro lado, também me parece inútil, discutí-la, numa perspectiva de territorialidade, ou seja, se é moçambicana ou de Moçambique. A música não tem fronteiras, ela constitui a mais nobre expressão do culto do subjectivismo do artista! isto é, a exaltação espiritual emitindo sons combinados com arte e mestria! Significa que, delimita-se negativamente, tudo aquilo que emite sons, ainda que musicais (notas musicais - dó, ré, mí, etc.), não o fassam com arte do bem fazer! Neste último, encontramos vários indivíduos, os quais, não configuram, no meu modesto entender, verdadeiros músicos, se calhar, figuras afins, de músicos! São poucos, que de facto, fazem música, nos termos ora referidos, tal é o caso, por exemplo (na minha opinião), dos Bons Rapazes, Kapa dêch, da Mingas, do Sukuma, do Roberto Isaias, do José Mucavel, Chico António, da Xizaquel, do Grupo RM, da Jenny, do Edú, da Lisa James, da Neima, dos Massukos, da Zena Bakar, da Irinah, do Doppas, etc. 

Penso que estes e outros anónimos, existentes o que lhes difere, é a promoção, a imagem que lhes é proporcionada. As opotunidades não são as mesmas!!! Basta, olhar para tudo que é concerto em Maputo, quem são os convidados, sem lhes tirar o mérito da capacidade individual de contratação e de marketing, parecem ser os mesmos!!! (Não é necessário dizer quem são...)

Ora, penso que o mais importante, é discutir, o Estatudo dos músicos, as categorias dos mesmos, a profissionalização da música em especial, e da arte em geral. Isto implica, a criação de instrumentos legais, por forma a regular, por um lado, a contratação dos músicos (nacionais e estrangeiros), as obrigações dos empresários/produtores perante os músicos! é importante discutir, o "problema" da Associação dos Músicos!!! está ao serviço de quem?

Cada um é livre de tocar o que o coração manda!..."há espaço para todos!..." quanto à denominação, se é moçambicano ou de Moçambique caberá aos outros explicar o sentido destes termos. 

Organizemos um debate NACIONAL (não "Maputal"), TODOS JUNTOS (old and new generation), sobre os aspectos que levem a música para o belo!!!

tenho dito

Jojó